A Paisagem Protegida Local do Sousa Superior é composta por uma rica e diversificada matriz territorial agroflorestal de 1609 hectares.

Top
Image Alt

Sousa Superior

Notícias

Roteiro Promove as Alminhas e Cruzeiros da Paisagem do Sousa Superior

Com vista à promoção da visitação da paisagem protegida e à valorização do património religioso vernacular foi lançado, em brochura, o roteiro dedicado às Alminhas e Cruzeiros da Paisagem Protegida Local do Sousa Superior.

O roteiro permite um olhar atento a esta tipologia patrimonial, identificando 16 alminhas e 4 cruzeiros apelando uma renovada interpretação de um património por vezes esquecido.

 

 

Em Lousada e em particular no vale do Sousa Superior, as Alminhas e os Cruzeiros, revelam um papel secular que ainda está muito presente junto da comunidade lousadense, sendo consideradas um verdadeiro suporte de memória e identidade territorial.  Na atualidade, ainda se faz notar a prática de rezar diante das alminhas, sendo que os cruzeiros estão entre os elementos mais destacados do território, afirmando a vitalidade religiosa da população, assim como, a predominantemente espiritualidade de base cristã.

 

O roteiro que permite partir à descoberta desta tipologia de património encontra-se disponível, para oferta, na Loja Interativa do Turismo no centro da vila de Lousada.

You don't have permission to register