A Paisagem Protegida Local do Sousa Superior é composta por uma rica e diversificada matriz territorial agroflorestal de 1609 hectares.

Top
Image Alt

Sousa Superior

Notícias

Património religioso vernacular valorizado no Sousa Superior

Concluíram-se em Julho, os trabalhos de requalificação e restauro de dois nichos de Alminhas situados na freguesia de Vilar do Torno e Alentém, na Paisagem Protegida Local do Sousa Superior.

A iniciativa, promovida pela autarquia lousadense no contexto de um plano de valorização do património cultural, contou com a colaboração da paróquia, da junta de freguesia e dos proprietários dos imóveis onde se inserem estes elementos patrimoniais.

 

 

Os elementos patrimoniais intervencionados, as Alminhas do Alves (Rua do Alves) e as Alminhas do Barral (Rua dos Casais), foram considerados prioritários atendendo ao seu estado geral de conservação.
Os painéis originais em madeira, tendo por tema a representação da Crucifixão, foram substituídos, sendo que os originais que preenchiam os nichos apresentavam um avançado estado de deterioração; tendo sido optado, retira-los e submete-los a uma intervenção conservativa para exposição em local adequado. Os elementos em ferro, como os gradeamentos e as cantarias, receberam um tratamento adequado e os rebocos trabalhados com base ao uso de argamassas moles, adequadas à aplicação nas juntas e nos revestimentos.

Os trabalhos terão continuidade, estando delineadas novas intervenções de requalificação, a par da edição de um Roteiro dedicado às Alminhas e Cruzeiros desta Paisagem Protegida, a ser publicado no início quarto trimestre de 2022.

You don't have permission to register