A Paisagem Protegida Local do Sousa Superior é composta por uma rica e diversificada matriz territorial agroflorestal de 1609 hectares.

Top
Image Alt

Arqueologia

Na paisagem protegida contabilizam-se um total de 163 elementos patrimoniais.

Arqueologia

Na paisagem protegida contabilizam-se um total de 163 elementos patrimoniais que enriquecem o território e ajudam a contar a socio historiografia desta paisagem.

O estudo dos vestígios arqueológicos identificados na Paisagem Protegida denunciam um diversificado povoamento firmado entre o Bronze Final e a Baixa Idade Média, pautado pela eleição de cumes de montes de média altitude e por se abeirar de cursos de água. Estes elementos constituíam-se particularmente indispensáveis à sobrevivência das populações, mas no passado serviram igualmente de referenciais de paisagem, de limites, quadro mental revelador de uma organização das comunidades, da sua estreita ligação ao território e da firme consciência dos recursos naturais disponíveis, de modo especial em torno das boas parcelas de terra arável e bem irrigada.

Do abrangente período denominado de Proto-História, conhecido pela Idade dos Metais, são os povoados fortificados de Monte Castilhô (Vilar do Torno e Alentém), do Pinouco (Aveleda), Castro de Pias (Pias) e eventualmente o de Bacelo (Torno). Da denominada Romanização são de mencionar na paisagem protegida, o casal de Vilela (Aveleda), a uilla de Vila Verde (Caíde de Rei), o casal ou quinta de São Mamede e o povoado de Monte Felgueiras (Meinedo) e a necrópole de Casa do Rio (Torno).

Após o fim do Império Romano, o território português viu-se diversas vezes acossado por invasões que adiaram por vários séculos a necessária estabilidade sociopolítica e económica para que as populações pudessem fixar-se e impulsionar o crescimento económico. A Idade Média, se bem que escasseiem as intervenções arqueológicas, é, porventura, o período melhor conhecido no concelho, não somente devido aos monumentos mais emblemáticos serem deste período, mas também porque é seguramente, por ora, dos melhor documentados e aos quais se têm dedicado com mais regularidade os investigadores.

O conjunto das estruturas é diverso, compondo-se de bens patrimoniais que se revestem de carácter civil e religioso, nomeadamente a Igreja do Salvador de Aveleda (Aveleda), Torre de Vilar (Vilar do Torno e Alentém), Ponte da Veiga (Torno), Lagar rupestre das Moutadas ou Mouradas (Pias) e Lagar ou Lagareta dos Mouros (Vilar do Torno e Alentém).

Leituras complementares:

You don't have permission to register