Fauna
A paisagem protegida apresenta uma diversidade animal significativa, contando com a presença de várias espécies ameaçadas ou sobre as quais o conhecimento da distribuição é ainda escasso.
Até ao momento, estão documentadas 145 espécies de vertebrados, consistindo em 10 espécies de peixes, 11 de anfíbios, 11 de répteis, 79 de aves e de 34 mamíferos, representando 84% das 172 espécies de vertebrados existentes no concelho.
Com relação aos peixes, no rio Sousa e nas suas ribeiras, ocorrem espécies endémicas da Península Ibérica, como o ruivaco, o escalo-do-norte e a boga-do-norte.
De entre os vertebrados terrestres destacam-se a salamandra-lusitânica e o tritão-palmado, espécies protegidas e em risco de extinção, o lagarto-de-água e a lagartixa-de-bocage, endemismos ibéricos, as aves guarda-rios, toutinegra-do-mato, noitibó-cinzento, o falcão-peregrino e a águia-cobreira, na qualidade de espécies protegidas a nível comunitário. Por fim, dos mamíferos destaca-se a rata-de-água, espécie em declínio acentuado, 14 espécies de morcegos estritamente protegidos e a presença de sete carnívoros, como a fuinha, a lontra e a gineta. Os registos de invertebrados na PPLSS incluem também a lesma-do-Gerês (Geomalacus maculosus), uma espécie legalmente protegida a nível europeu.
No que respeita aos insetos, foram confirmadas 5 das 10 espécies protegidas que ocorrem em Portugal continental, destacando-se a cornélia (Lucanus cervus), espécie iconográfica utilizada como bandeira em vários projetos de conservação e logótipo da paisagem protegida.
Leituras complementares:
Couto, P., André, I., Ferreira, E., Babo, J., Vale, R., Pimentel, I., Fonseca, C., Matos, M. (2017). Diversidade da fauna de vertebrados do Município de Lousada. Lucanus Ambiente e Sociedade (Vol. I). Lousada: Câmara Municipal de Lousada. ISSN 159/2017. http://www.lucanus.cm-lousada.pt/2017/11/20/fauna