A Paisagem Protegida Local do Sousa Superior é composta por uma rica e diversificada matriz territorial agroflorestal de 1609 hectares.

Top
Image Alt

Sousa Superior

Notícias

Lousada e UMinho unidos em prol do turismo científico

Protocolo entre o Município de Lousada e a Universidade do Minho desenvolve a colaboração nos campos da ciência e da cultura, com vista à estruturação de uma candidatura a financiamento comunitário para a instalação do “Museu da Realidade Invisível” no solar da Quinta de Vila Pouca – equipamento ambiental da Paisagem Protegida Local do Sousa Superior.

Rui Vieira de Castro, Reitor da Universidade do Minho, sublinhou que a Universidade assume uma posição estratégica de influência intelectual na região norte, caracterizando-se como “uma universidade colaborativa e aberta no que são as necessidades do desenvolvimento integrado dos territórios e dos desígnios da transferência e interpretação do conhecimento científico.

 

 

O incremento das indústrias culturais associadas ao turismo sustentável e científico, é encarado como um fator de investimento e desenvolvimento territorial, sendo que a proposta de criação deste Museu assume total integração no âmbito dos objetivos da Paisagem Protegida Local do Sousa Superior, assumida como mais-valia a sua instalação na paisagem protegida.
Para Pedro Machado, Presidente da Câmara Municipal, este momento simboliza um “importante investimento em ciência, cumprindo os propósitos de interpretação científica que a paisagem protegida do Sousa Superior, obriga”.

A ambição de um investimento futuro que incorpore na Quinta de Vila Pouca, um espaço museológico inovador, associado a dinâmicas de interpretação científica, intende também dignificar a figura do seu anterior proprietário e último residente, prestigiado intelectual e homem da Ciência do final do século XIX e da primeira metade do século XX, Dr. Duarte Leite.

You don't have permission to register