A Paisagem Protegida Local do Sousa Superior é composta por uma rica e diversificada matriz territorial agroflorestal de 1609 hectares.

Top
Image Alt

Sousa Superior

Notícias

Sessão de Apresentação do Projeto “EcoRAgri4Hidro”

O projeto “EcoRAgri4Hidro: economia regenerativa dos sobrantes agrícolas para a salvaguarda da qualidade dos recursos hídricos e proteção dos ecossistemas autóctones do rio Sousa”,  é fruto de uma candidatura do Município de Lousada aprovada com mérito máximo pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, ao abrigo do Aviso n.º 14199/2022 – Educação Ambiental + Transversal + Aberta + Participada 2022.

A sessão de apresentação do projeto decorreu no dia 30 de maio, no Auditório da COPAGRI – Cooperativa Agrícola de Lousada e contou com a presença especial do Exmo. Sr. Diretor Regional Adjunto da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), Eng. Luís Brandão Coelho, na qualidade de orador convidado.

Coordenado pelo Município de Lousada e desenvolvido em consórcio com a COPAGRI-Cooperativa Agrícola de Lousada, o projeto intende valorizar ambientalmente os sobrantes agrícolas, reduzindo a prática da sua queima e a deposição dos sobrantes no leito da linha de água –  promovendo uma lógica de economia regenerativa e circular no setor agrícola implementando uma estratégia de capacitação e aceleração ambiental na Paisagem Protegida Local do Sousa Superior.

O EcoRAgri4Hidro, cumpre dois objetivos gerais:

1. Acelerar e educar, transversalmente a todas as idades para a transição de uma economia linear para uma economia regenerativa de recursos no sector agrícola;

2. Valorizar ambientalmente os sobrantes agrícolas (podas) e alertar para a necessidade de se adotarem práticas de gestão agrícola compatíveis com a conservação e reutilização da madeira morta – com recurso à criação de estruturas de ecodesign promotoras da colonização de organismos auxiliares agrícolas, estabilizadoras de margens, e redutoras da lixiviação e da perda de solo arável.

 

Ao abrigo do projeto será operado um Ciclo de Capacitação Rural, gratuito, sobre a valorização dos sobrantes agrícolas nas oito freguesias que compõe esta paisagem protegida, bem como, a realização de ações práticas experimentais de criação de estruturas de ecodesign, com recurso aos sobrantes agrícolas (podas), em parcelas agrícolas ribeirinhas com nula ou escassa galeria ripícola, associadas a fenómenos de lixiviação e de perda de solo arável. Entre outras ferramentas de comunicação ambiental será ainda produzido um manual de boas práticas temático com a função de capacitar e transferir conhecimento.

Ciclo de Capacitação Rural 

You don't have permission to register