A Paisagem Protegida Local do Sousa Superior é composta por uma rica e diversificada matriz territorial agroflorestal de 1609 hectares.

Top
Image Alt

Sousa Superior

Notícias

Mata de Vilar disponibiliza Serviço Educativo


A Mata de Vilar abre finalmente ao público, com visitas e atividades pedagógicas para os mais diversos públicos-alvo, sempre por marcação. Nesta fase, apenas se aceitam marcações para grupos superiores a 10 pessoas.

O Programa Educativo está disponível para consulta na página Mata de Vilar

Situada em plena Paisagem Protegida Local do Sousa Superior, a Mata de Vilar é a maior mancha de floresta nativa do concelho de Lousada, com uma área superior a 14 hectares. Está classificada a nível internacional (FSC©) como Floresta de Alto Valor de Conservação. Depois de várias obras de melhoramento e de promoção da acessibilidade (algumas ainda em curso, este espaço florestal de excelência está agora dotado de um Centro de Interpretação de suporte ao Programa Educativo e de Animação Ambiental, trilhos florestais, um banco de sementes e viveiros pedagógicos, dedicado aos mais diversos tipos de público, bem como diversos trilhos, incluindo um trilho florestal acessível. Os espaços naturais a visitar incluem o Vale das Faias, o Núcleo de Medronheiros, áreas de carvalhal nativo e diversos charcos para a vida selvagem, incluindo a antiga pedreira, reconvertida para funções ecológicas.


A lista de fauna inclui mais de 70 espécies, destacando-se a presença de algumas espécies de morcegos ameaçados (como o morcego-rato-grande), o esquilo-vermelho, o búteo-vespeiro e a libélula-esmeralda, espécie protegida a nível europeu. Ao nível de flora estão catalogadas 112 espécies, destacando-se espécies com estatutos de proteção legal como o sobreiro, a gilbardeira, o narciso-bravo e o azevinho.


A Mata está agora disponível para visitas e atividades pedagógicas, desde que previamente agendadas.

You don't have permission to register