A Paisagem Protegida Local do Sousa Superior é composta por uma rica e diversificada matriz territorial agroflorestal de 1609 hectares.

Top
Image Alt

Sousa Superior

Notícias

Mata de Vilar alberga borboletas noturnas raras

Ao longo deste ano a Mata de Vilar foi estudada no âmbito da diversidade de borboletas noturnas. Uma vez por mês, e sempre nos mesmos locais, por forma a permitir efetuar comparações temporais, foram realizadas amostragens com recurso a armadilhas de luz específicas.

Os estudos confirmaram a presença de uma abundância e diversidade de borboletas noturnas: 244 espécies diferentes. Entre estas foram detetadas 12 espécies novas para a região e o terceiro registo para Portugal da espécie Metalampra italica.

O registo mais importante foi o da espécie Eotaleporia lusitaniella, obtido no mês de junho. Esta espécie foi descrita para a ciência em 1955, com base em exemplares oriundos de Santo Tirso. Desde então, nunca mais foi observada em Portugal, tendo apenas ocorrido alguns raros registos em Espanha. Assim, a identidade da espécie teve de ser confirmada com recurso a especialistas a nível europeu. A espécie é tão desconhecida que nada se sabe sobre a sua ecologia, porém, por pertencer à família Psychidae, é provável que dependa de matéria em decomposição, no estado larvar.

O coordenador do estudo, Eng. João Nunes, confirmou que as medidas de beneficiação ecológica aplicadas na Mata – como o controlo de espécies invasoras, a reintrodução de água, a promoção do sub-coberto vegetal com espécies nativas e o enriquecimento com madeira morta – têm clara repercussão na diversidade de borboletas noturnas encontradas. Outros grupos animais monitorizados na Mata, como as aves, os anfíbios e os mamíferos, indicam respostas positivas similares, afirmando o esquema de gestão em curso como promotor da biodiversidade.

A Mata de Vilar tem sido alvo de um plano de gestão florestal sustentável, desde 2016, que já lhe valeu o selo internacional de Floresta de Alto Valor de Conservação, pelo ©FSC. Trata-se da maior mancha de floresta nativa do concelho, com mais de 14 hectares na Paisagem Protegida Local do Sousa Superior. Representa um dos ‘pontos quentes’ para conservação da natureza no concelho de Lousada, e vai ser reaberta ao público, brevemente, com um programa educativo e um Centro Interpretativo dedicado.

 

A Mata vai receber animação ambiental de Natal, já disponível em https://www.cm-lousada.pt/p/biolousada

You don't have permission to register