A Paisagem Protegida Local do Sousa Superior é composta por uma rica e diversificada matriz territorial agroflorestal de 1609 hectares.

Top
Image Alt

Controlo da erva-das-pampas na Paisagem Protegida Local do Sousa Superior

Controlo da erva-das-pampas na Paisagem Protegida Local do Sousa Superior

Aviso n.º 10096/2021 – Conservação da Natureza e da Biodiversidade — Intervenções para o controlo da erva-das-pampas (Cortaderia selloana) em Portugal continental

As intervenções de controlo da invasora “Cortaderia selloana” prosseguem no tempo, no âmbito do projeto “Controlo da erva-das-pampas na Paisagem Protegida Local do Sousa Superior”, co-financiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Ação Climática.

 

SUMÁRIO EXECUTIVO

Desde Maio de 2021 a Outubro de 2023 foram identificadas 405 plantas em Lousada, erradicadas/removidas 365 plantas, tendo sido intervencionados 90,1% dos exemplares identificados.

 

Sessões de Capacitação de base comunitária

8 sessões de capacitação para 60 participantes nas freguesias da paisagem protegida;

3 sessões de capacitação realizada nas Escolas (Colégio de Bairros; EBS Lousada Oeste; EB Sousela) para um total de 150 estudantes.

Campo de Trabalho Científico

Promoção de 8 dias de trabalho e formação em contexto real de controlo e erradicação de invasoras para um total de 24 participantes.

 

Sensibilização pública

Criação de pendão para colocação nos principais espaços públicos das 8 freguesias parceiras.

Prospeção de focos de invasão e Ações de controlo e erradicação

Implementação de uma equipa técnica municipal especialmente afeta ao controlo e erradicação que permitiu desde Maio de 2021 a Outubro de 2023 identificar 405 plantas, remover 237 plantas e controlar 128, tendo sido intervencionados 90,1% dos exemplares identificados.

 

Restauro ecológico dos locais intervencionados

Até ao momento 86 locais/aglomerados de invasão controlados sofrem ações de monitorização ambiental. Ainda, 86 dos 108 locais/aglomerados alvos de remoção sofreram ações de restauro e substituição dos exemplares removidos por espécies de flora autóctone, aguardando-se, para os restantes locais, a época adequada para as ações de plantação.

Participação em eventos nacionais e internacionais

6.ª Reunião  do Grupo de Trabalho de Luta contra Cortaderia selloana, Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra.

4ºSeminario Técnico LIFE STOP CORTADERIA, Santander – ES.

 

O Município de Lousada disponibiliza total auxílio, gratuito, para a remoção deste planta. Caso exista conhecimento de focos de infeção na sua propriedade, contacte a sua Junta de Freguesia ou envie um e-mail para paisagemprotegida@cm-lousada.pt a requerer ajuda.

You don't have permission to register