A Paisagem Protegida Local do Sousa Superior é composta por uma rica e diversificada matriz territorial agroflorestal de 1609 hectares.

Top
Image Alt

Sousa Superior

Notícias

Espécie de ácaro aquático descoberta em Lousada é nova para a ciência

No âmbito da Estratégia Municipal para a Sustentabilidade Ambiental, o reconhecimento e a valorização do património natural do concelho têm sido pilares fundamentais de grande parte do trabalho desenvolvido nas áreas da educação ambiental e da conservação da Natureza. Nesse sentido, a colaboração com a comunidade científica assume um papel fulcral, permitindo expandir o conhecimento existente para novos grupos de seres vivos e promovendo simultaneamente a investigação científica à escala local e a comunicação de ciência.

Em 2023 teve início uma colaboração ativa com a BIOPOLIS-CIBIO, no âmbito do projeto Biodiversity Genomics Europe, no decurso da qual foram realizadas amostragens de insetos polinizadores e de ácaros aquáticos, um grupo até então pouco estudado em Portugal.

As amostragens realizadas, em colaboração com os técnicos municipais de ambiente, contribuíram para um melhor conhecimento da diversidade deste grupo no país, tendo sido capturadas nove espécies em Lousada, das quais quatro correspondem a novos registos para Portugal. Como resultado deste trabalho, foi agora publicada a descoberta de uma nova espécie para a ciência. Esta nova espécie de ácaro aquático foi capturada num dos charcos construídos no âmbito do projeto Lousada Charcos, integrado na Rede Municipal de Microrreservas, no Moinho da Tapada (Casais, Lousada), reforçando o trabalho que o município tem vindo a desenvolver ao nível do restauro ecológico e da conservação ambiental.

Estes pequenos animais não constituem qualquer perigo para a saúde humana e são considerados bioindicadores da qualidade da água, uma vez que permitem detetar alterações nas condições ambientais dos ecossistemas aquáticos.

O achado científico encontra-se citado no seguinte artigo científico:

PEŠIĆ, V., KONOPLEVA, E. S., & GIRÃO, D. (2026). Molecular phylogeny reveals a new species of the Hygrobates longipalpis complex from Portugal (Acariformes, Hydrachnidia, Hygrobatidae).
URL: https://www.biotaxa.org/em/article/view/88189/82914

 

(Foto de Katarzyna Janiszewska, NTNU University Museum)

You don't have permission to register